Lurian

Lurian

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Salas pequenas


FELIZ 2012 A TODOS


Salas pequenas

decoração de salas pequenas prende-se com a forma de decorar espaços pequenos, e tem sido um dos desafios dos últimos anos. As casas espaçosas não são para todos e, como tal, novas soluções têm surgido para ajudar aqueles que por força das circunstâncias ou simplesmente por gosto optam por viver em casas ou apartamentos mais pequenos.

O desafio da decoração de salas pequenas

Chamamos-lhe mesmo desafio pois é disso que se trata em parte. Decorar uma sala pequena requer alguns cuidados, pois temos alguns factores a jogar contra nós: a dificuldade de fazer a decoração dos nossos sonhos, a falta de espaço ou o deu formato desadequado e, claro, a falta de luz tão frequente em casas pequenas.

Criar espaço numa sala pequena

Certamente concorda comigo num ponto: não vale a pena tentar adaptar decoração de casas grandes e fazer algo “parecido”. Isso só vai dar trabalho e dores de cabeça, provavelmente sem resultado. Por isso o melhor é começar logo a procurar uma alternativa à escala pretendida.
Comecemos pelos sofás. É melhor esquecer as versões em “L” ou sofás de mais de 3 lugares. Uma ideia muito engraçada para quem não pode colocar 2 sofás é optar por um cadeirão de um estilo diferente – por exemplo vintage, que dará um toque especial à decoração da sua sala.
Quanto ao móvel, ele não deverá ocupar toda a parede – como aqueles móveis mais antigos e “maciços”. Opte por uma combinação de móveis que não sejam todos da mesma altura; por exemplo, com a parte do meio mais baixa para colocar a televisão. Ao não esconder toda a parede não faz com que a sala pareça ainda mais pequena do que já é.
A mesa poderá ser baixa e também adaptada ao espaço, claro. Opções em vidro permitem não parecer que estão a ocupar todo o espaço que na realidade ocupam.

Aumentar a luz disponível na sala

Tal como referimos ao início, a falta de luz é um problema das casas pequenas, pois essas têm normalmente janelas pequenas.
Algo imperativo na decoração de salas pequenas é optar por cores mais claras. Não quer dizer que não tenha objectos ou um móvel mais escuro – mas o tom predominante deve ser mas claro, pois isso ajuda a reflectir a luz. Por último, queremos destacar a utilização de espelhos. Os espelhos são as melhores superfícies que pode usar para reflectir quer a luz natural quer a artificial, aumentado quase para o dobro a sua intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário