Lurian

Lurian

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dicas da Semana:


Combinando cores - Neutros

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração. Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc, já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem. Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)
Na 1a foto, quase todas as cores são neutras. Somente algumas almofadas tem as cores dos pequenos quadros, e dão uma aquecida aconchegante ao conjunto. O elemento mais importante, que ficou enfatizado, foi a escada. Ela tbém tem cores neutras, mas se a área de estar chamasse muita atenção, ela não se sobressairia tanto. Além disso, as texturas trazem aconchego e algum dinamismo (no tapete, mantas..);Na 2a foto a ênfase está nas estampas simples nos estofados e tapete. O contraponto é dado pelo revestimento liso do sofá (se ele tbém fosse estampado não chamaria tanta atenção para as estampas dos demais, pq tudo ficaria “igual”, entende ? ).Algum calor vem do dourado e amarelo em poucos detalhes.
Na foto à esquerda, o branco da mesa de centro, cadeiras, parede e o off white do sofá diminuiram o “peso” do grande móvel onde está a TV, apesar dos detalhes em preto, que dão profundidade e interesse à esta área (se o móvel fosse todo branco haveria um desequilíbrio, vc percebe?). O ponto enfatizado, que também ajuda a diminuir o impacto do móvel onde está a TV é a parede em lilás com a poltrona em marrom (similar ao banco de apoio ao lado do sofá)  e a cortina em grande estampa em preto e branco. A cortina tem um papel importante, pq harmoniza a parede com o restante do ambiente. Toques de vermelho aquecem e se harmonizam com o lilás. A 2a. sala seria muito “chatinha” (na minha opinião) não fosse o toque de azulna cortina, almofada, quadro e vasos, além do leve xadrez do sofá e a escolha acertada dos contrastes entre o off white e marrom escuro dos elementos (neste caso, o ótimo contraste claro/escuro chama tbém a atenção).
Então, sintetizando: Quando combinar neutros, pense em qual será o elemento (ou elementos) que serão enfatizados no seu ambiente e como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

Combinando cores - Harmônicas

Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo, aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:
Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos. O vermelho o Magenta e o violeta são harmônicos e por aí vai. No esquema harmônico vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”. Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário